domingo, 17 de outubro de 2010

Cumplicidade

Cumplicidade... o que significa essa palavra?
Do dicionário:
cumplicidade
s. f.
1. Qualidade de cúmplice.
2. Conivência.
3. Inteligência.
Estava eu assistindo a um episódio de Grey's Anatomy e me deparei com essa pergunta, 'O que é cumplicidade? Quantos cúmplices você tem?' E tive também uma ótima definição:
'Cumplicidade é mais ou menos assim: Pense na seguinte situação, você matou alguém. Quem seria a pessoa que você ligaria e pediria ajuda para arrastar o corpo pela sala?'
Dando uma definição menos psicopata, quem você pode contar, pra qualquer coisa? Quem está sempre com você, independente da situação?
Quem me conhece sabe que eu adoro um drama, e, eu estava lendo Shaekespeare e uma das frases de um dos poemas dele que eu mais gosto me chamou muita atenção naquele momento 'Com o tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma..'
E ai eu fiquei pensando, quantas almas eu estou acorrentando? Ou, quantas pessoas eu estou sufocando, ou eu estou sendo cumplice?
Será que eu já aprendi essa tal 'sutil diferença?'
Ou ainda estou prendendo as pessoas?
Como você se vê daqui a 10 anos? Ou, daqui a 2 anos, em relação ao seu circulo social?
Se vê ao lado das mesmas pessoas? Fazendo as mesmas coisas?
Você já sentiu medo ou insegurança do que o futuro tem pra você?
Você sonha? Quais seus sonhos? Eles incluem as pessoas ao seu redor?
Você se sente triste, perdido, angustiado por achar que talvez seus sonhos não sejam possiveis?
Quantas pessoas próximas você tem?
Mas daquelas que arrastariam o corpo pela sala e ajudariam a limpar o sangue com você?
Quantos riem com você? Quantos choram com vocÊ?
Amigos que se alegram quando você tem um projeto novo, compra algo novo.
Amigos que veem oportunidade em tudo, e não defeito em tudo.
De quantos deles você se imagina amigo daqui a 2 anos?
De quantos você sente que serão amigos até ficarem velhos, mas amigos mesmo, do tipo que você dá até o nome dele pro seu filho.
Quantas pessoas permitem que você entre na vida delas?
O que vocÊ sabe a respeito da sua melhor amiga? Do seu namorado? Da sua vizinha? Da menina que senta ao seu lado na aula? Da que trabalha com você o dia todo?
O quanto você se doa para as pessoas? O quanto elas se doam pra você?
As vezes eu fico pensando se eu enxergo as coisas como as outras pessoas... Eu sou extremamente sensível, me magoar é muito fácil, e eu penso... "Será que as pessoas percebem isso em mim? Como será que eu sou vista? Quantas pessoas me tem com cumplicidade? A quantas pessoas eu estou de mãos dadas e a quantas estou acorrentada?"
Hoje posso dizer, com peso no coração que infelizmente, são pouquíssimas pessoas que eu deposito essa tal cumplicidade, que eu sei que realmente estão comigo pro que der e vier. Em parte culpa minha que talvez não de espaço em parte culpa delas, enfim...
Pra variar, algo inútil e totalmente dispensável, mas, fica a dica pra refletir: 'Quem você tem na vida?'
Deus abençoe a todos vocÊs, se alguem perder tempo pra ler isso...

Um comentário:

  1. Se bobear, essas pessoas, para mim, dá para contar na palma da mão (da mão do Lula). Sou horrível em fazer amizades, sustentar amizades e romper amizades. Sou muito eu mesmo, e é foda. Um narcisista, ou um niilista.

    ResponderExcluir